O Clima em Paris

Difícil saber qual a melhor época do ano pra visitar a cidade, todas elas têm seu charme, mesmo os dias nublados. Cada estação do ano é bem definida nesta parte do mundo e as impressões que se têm da cidade podem variar de acordo com a temperatura e a vegetação.

É importante lembrar que no emisfério norte as estações do ano são opostas as do Brasil, ou seja, quando aqui é inverno lá é verão, quando aqui é primavera lá é outono e vice versa.

A Primavera começa em março, nesta época ainda é frio na França. A temperatura máxima gira em torno dos 15 graus e a mínima fica em 3. Toda a vegetação que ficou só em galhos durante o Inverno começa a brotar, dando aquele chamre com as árevores em um verde intenso de folhas novas e o colorido das flores nos jardins. Os parisienses voltam a sentar-se nas mesinhas ao sol na hora do almoço e os parques começam a se encher novamente.

Durante o Verão, que dura de junho a agosto, as temperaturas sobem consideravelmente, mas nada que não estejamos acostumados por aqui. Os parques ficam repletos de “banhistas” que, longe do mar, aproveitam os parques e gramados para tomar uma corsinha.  A temperatura varia de 14 a 24 graus celsius, mas pode chegar até 37 graus.  Lembre-se que o verão em Paris coincide com as f’érias escolares e todo mundo dá um jeito de tirar 20 dias, as pessoas, em sua maioria, seguem em direção ao sul e as praias do litoral.

A primeira semana de setembro traz junto o início do Outono na França, as crinaças voltam a escola, é hora de acordar cedo de novo e o país literalmente volta a funcionar, agora que o Verão acabou.  Todos os cursos e atividades esportivas que estiveram fechadas durante o verão recomeçam entre setembro e outrubro. É o príodo conhecido como réntre. O Outono é uma ótima época para visitar Paris, as temparaturas giram em torno de 12 a 22 graus e as folhagens douradas das árvores dão um outro clima a cidade, é uma excelente época para passear entre os parques como o Jardim de Luxembrugo e Vincennes.

Já o inverno, que começa em 21 de dezembro e vai até 21 de março, é a época de neve e temperaturas muito baixas em Paris. A média é de 1 a 6 graus, podendo ir a temperaturas abaixo de zero e consequentemente a neve. Todos procuram lugares fechados e quentinhos para refugiar-se e tomar aquele chocolate quente. O ideal nesta época do ano é aproveitar para visitar museus e outros locais fechados, ja que passeios pelos parques pode tornar-se uma verdadeira gelada. Porém, neve é sinônimo de decorações e mercados de Natal, que são muito charmosos e bastante diferentes do que temos por aqui.

Cada estação do ano em Paris tem seu charme, o importante é prestar bastante atenção na previsão do tempo para os dias que estiver por lá e fazer a mala com as roupas certas e cheias de charme. Afinal, Paris é a capital mundial da moda e o clima não é desculpa para andar de qualquer jeito pelas ruas da cidade luz e sim um incentivo para as suas melhores produções.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s